top of page

Selic a 13,75% é mantida pela 7ª semana seguida

Decisão foi unânime

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, decidiu em nova reunião realizada nessa quarta-feira (21), que a taxa básica de juros da economia seria mantida em 13,75% pela sétima semana seguida. A decisão de não mover a Selic já era esperada pelos economistas e veio em decisão unânime dos membros do Copom.


Trecho do texto que falava sobre o possível retorno de elevação da Selic, caso não houvesse recuo da inflação, foi retirado do novo relatório, no entanto, os economistas trataram novamente sobre a necessidade de cautela perante o cenário atual de instabilidade.


“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”, diz o comunicado.


O documento também mostra que os dados mais recentes direcionam as expectativas para uma desaceleração econômica do país nos próximos trimestres, embora no início do ano os resultados positivos tenham sido reflexo de um forte desempenho do setor agropecuário, tendo em vista o referencial base do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


Por fim, as projeções de inflação do Copom, mediante seu cenário de referência estão em 5,0% para 2023 e 3,4% em 2024.

Commentaires


bottom of page