top of page

Resultados favoráveis do Ibovespa dependem de uma surpresa positiva

Escolhas do governo devem influenciar perspectivas do mercado

Apesar do desastre administrativo do governo petista, o Brasil tem atravessado um momento em que boas oportunidades parecem convergir para melhores resultados. Muito se deve às políticas econômicas do governo anterior, no entanto, o cenário internacional ainda é bastante instável e inúmeros fatores internos podem abalar a frágil positividade atual.


Dentre os fatores positivos que convergem, podem ser citados um ambiente de queda nas taxas de juros futuras, a redução dos preços das commodities, valorização do real frente ao dólar e o arrefecimento da inflação. O momento é extremamente favorável para a continuidade de reformas importantes para o país, como também é suscetível ao início de um ciclo de cortes nos juros.


Caso tais fatores convirjam de fato, o cenário ficará novamente favorável para a retomada dos investimentos, o crescimento da economia e para a Ibovespa em especial. Há por parte do governo uma responsabilidade na convergência desses fatores, e um dos mais importantes é a garantia de estabilidade através de reformas confiáveis (dentre elas a tributária), e a entrega das metas estipuladas para a economia do país e que foram recentemente nebulosamente definidas por meio do arcabouço fiscal.

Commenti


bottom of page