top of page

Relatório da ONU aponta dívida pública global recorde de US$ 92 trilhões

Número cresceu mais de cinco vezes nas últimas décadas

As Nações Unidas (ONU) divulgou nesta quarta-feira (12) um relatório que apontou um número alarmante sobre a dívida interna e externa dos países no último ano (2022). A dívida pública dos países, chegou ao recorde de US$ 92 trilhões mediante a contratação de empréstimos por parte dos governos, na esperança de combater graves crises como a pandemia de Covid-19.


De acordo com o relatório, o endividamento dos governos tem impactado diretamente os países em desenvolvimento e chega em uma fase crítica após um aumento de cinco vezes nas últimas duas décadas, enquanto o PIB desses países cresceu em apenas 3 vezes no mesmo período.


Os dados foram divulgados pela ONU antes da próxima reunião do G20, onde estarão em debate os ministros das finanças e os governadores dos bancos centrais das 20 principais economias do mundo durante os dias 14 a 18 de julho.


Segundo Antônio Guterres, secretário-geral da ONU, embora os países não estejam sofrendo tanto com o endividamento de seus governos, a população já está, tendo em vista que em boa parte destas nações, há uma escolha entre honrar o pagamento dessas dívidas ou servir ao seu povo, investindo em saúde ou educação.

Comments


bottom of page