top of page

Quais setores devem derrubar o IPCA em 2023?

Queda da inflação deve contribuir para corte da Selic

As apostas para a política monetária do país a ser definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) no próximo mês é que venha um afrouxamento monetário, devido a perspectiva de redução da inflação no mês de junho deste ano. No entanto, é interessante lembrar quais setores devem pesar mais nessa queda de preços dentro do mercado brasileiro e suas principais razões.


Inicialmente, os dados apontam até o momento para uma forte queda dos preços com base na redução de valores dos combustíveis, realizado pela Petrobras, que consequentemente contribuiu para uma queda nos custos dos alimentos, tendo em vista ainda o boom agrícola, que ameaça inclusive ao domínio americano nas exportações de milho, como também tem invadido o mercado argentino com a soja brasileira.


Com a primeira deflação sendo confirmada desde setembro de 2022, seria apontado ao mercado uma provável tendência entre outras grandes economias globais, o que possibilitaria ao Banco Central iniciar uma política monetária mais intensa na redução da taxa de juros interna.

Comments


bottom of page