top of page

Movimentação dos títulos americanos podem influir nas taxas de juros

Perspectiva é de que os títulos estão prestes a sofrer grande movimentação

As inúmeras incertezas presentes no mercado global fazem com que as expectativas sobre órgãos financeiros de grande poder decisivo como o Federal Reserve, nos EUA sofram pressões gigantescas quanto às taxas de juros e ações semelhantes, que interferem diretamente nos preços dos produtos e na renda das famílias, principalmente da classe média.


Na tentativa de combater a elevação dos preços, o Fed tem optado por suave aumento na taxa de juros, entretanto, há outro índice que deve ser observado e está diretamente ligado ao primeiro, os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro americano, que em comparação com o popular fundo iShares 20+ Year Treasury (NASDAQ:TLT).


Observando o gráfico acima, percebemos que tanto os preços dos títulos quanto os rendimentos evoluíam para um afunilamento em direção à sua conclusão. No entanto, a expectativa é para qual a direção seguinte dos índices, ou seja, caso ocorra um rompimento para baixo no rendimentos dos títulos, representados pela linha azul, e um rompimento na direção inversa quanto aos preços dos papéis, representados em laranja, a perspectiva é de que ocorra uma correção até a média que torne possível a redução das taxas de juros. Caso a alteração do gráfico desenvolva uma alteração inversa (rendimentos para cima e preços dos papéis para baixo), o resultado deve sinalizar para a elevação dos juros. O fato é que algo grande parece estar prestes a acontecer dependendo da direção em que for realizado o rompimento.

Comments


bottom of page