top of page

Mercado está otimista quanto à uma redução da Selic

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Resultados positivos elevam expectativa de corte dos juros em 0,5%

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta semana, tem elevado as expectativas do mercado quanto a um provável corte na taxa Selic não apenas de 0,25 ponto percentual, mas, de 0,5. São os dados apresentados pela B3 a respeito de contratos de Opção de Copom, divulgados na quarta-feira da semana passada (26).


Um dos fatores decisivos para o crescimento do otimismo quanto ao corte, deve-se à reclassificação do risco no Brasil realizada recentemente pela Agência Fitch, saindo de “BB-” para “BB”, quanto ao crédito soberano do país, tendo ainda uma perspectiva estável e devido a um resultado acima do esperado no que se refere ao desempenho macroeconômico e fiscal.


Investidores e analistas esperam que a queda nos juros impacte de forma positiva as perspectiva daqui para frente, na realidade já impactaram tanto os juros quanto o câmbio, desde a última quarta-feira (26), pois a sinalização pela melhora na avaliação da Fitch, é uma espécie de reconhecimento de confiança nas perspectivas fiscais.


Entretanto, lembremos que empresas de avaliação de risco, por pressões outras, tiveram perda de credibilidade acentuada quando da produção de avaliações de risco de baixo rigor técnico, previamente à crise financeira ocorrida em 2008.

Comments


bottom of page