top of page

Investimentos fogem da China e enfraquecem yuan

Atualizado: 11 de set. de 2023

Mão de obra barata ainda retém parte considerável das empresas em território chinês

O investimento estrangeiro direto (IED) na China apresentou uma acentuada queda no último trimestre, atingindo seu menor nível desde o início dos registros, há cerca de vinte e cinco anos. Os dados foram apresentados na semana passada pela Administração Estatal de Câmbio da China (SAFE). Tal cenário pode representar uma tendência de queda a longo prazo que tem tirado a paz do governo chinês.


Ao contrário do que foi presenciado pelo mundo nas últimas décadas, a quantidade de investimentos estrangeiros no país oriental que fortalecia a moeda local, atraída pela mão de obra barata, desacelerou em pelo menos US$ 4,9 bilhões nos últimos três meses do ano, em contraposição ao elevado investimento das empresas nacionais em outros mercados, que levou o investimento direto líquido a um déficit recorde de US$ 34,1 bilhões.


Para boa parte dos analistas, a reação do mercado externo à economia chinesa é fruto de um nervosismo relacionado às delicadas disputas entre Pequim e gigantes ocidentais que, até então, produziram sanções comerciais e conflitos diplomáticos intensos.


Recentemente, países como Japão e EUA, além do bloco europeu restringiram a comercialização de ferramentas de alta tecnologias para fabricação de chips junto a empresas chinesas, enquanto em resposta, Pequim manteve ou intensificou restrições de exportações de matérias-primas essenciais aos países ocidentais, cadeia já fragilizada desde o início das restrições adotadas na crise pandêmica de Covid-19.


Segundo informações divulgadas pela Reuters, acionistas especializados em negócios internacionais estão apontando um quadro preocupante entre sua clientela, a ausência de clientes que desejam investir no mercado chinês. E pior, a dura realidade para o país liderado por Xi Jinping é que a maior parte dos empresários que tem seu setor produtivo dependente da estrutura chinesa, está em uma busca desenfreada e urgente por alternativas fora do país.

コメント


bottom of page