top of page

Indústria tem melhora na confiança após queda da Selic

Atualizado: 11 de set. de 2023

Resultado é o melhor em 10 meses

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgou os novos resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) na semana passada, após entrevistar entre os dias 1º e 7 de agosto, cerca de 1.373 empresários, sendo 555 de empresas de pequeno porte, 508 de empresas de médio porte e 310 deles de empresas de grande porte, e revelou que a confiança do setor avançou 2,1 pontos ao sair de 51,1 para 53,2 pontos, acima dos 50 pontos que correspondem à classificação divisória entre confiança e ausência de confiança.


Desde outubro do ano passado a expectativa da indústria quanto à economia não ultrapassava os 50 pontos, demostrando um recente pessimismo sobre o cenário atual do país para os próximos seis meses. Dentre os fatores decisivos para o aparente otimismo do setor estão a recente queda da taxa Selic, como também a previsão para que novos cortes venham a ocorrer até o fim do ano de 2023.


Ainda dentro da pesquisa, o Índice de Condições Atuais que mede a visão do momento presente quanto à economia, continua pessimista e abaixo dos 50 pontos, ou seja, com 47,3 pontos, ainda que com uma leve melhora de 1,8 ponto. Enquanto isso, o Índice de Expectativa, que avalia a visão dos empresários em relação ao próximo semestre, subiu 2,3 pontos, chegando aos 56,2 pontos.

Comments


bottom of page