top of page

Gasolina pesa e prévia da inflação em março sobe 0,69%

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (24)

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) apresentou nesta sexta-feira (24) alta de 0,69%, segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o índice, que é considerado uma prévia da inflação oficial, o resultado elevado tem como motivador o aumento dos combustíveis sobre o setor de transportes, que teve variação e impacto mais significativo, com 1,50% e 0,30 ponto percentual, respectivamente.


Embora tenha desacelerado em comparação ao mês anterior, marcando 0,76%, ficou ainda acima do que era esperado em previsão divulgada pela Reuters, que era de 0,65% no mês.


Para especialistas como Ricardo Jorge, sócio da Quantzed, apesar do resultado levemente acima do esperado, o número não chegou a causar real surpresa: "O destaque de aumento ficou por conta de habitação e transporte, além de serviços. Os grupos de habitação e serviços sofrem com os juros altos. E transporte é um setor que se destaca por conta do alto custo de combustíveis, após o fim da isenção do ICMS.”

Comments


bottom of page