top of page

Federal Reserve aponta necessidade de maior rigidez em regras de supervisão dos bancos

Para o órgão é preciso mais resiliência por parte das instituições financeiras

Michael Barr, vice-presidente do Federal Reserve (Fed) declarou que em sua avaliação há necessidade de “melhorar a resiliência bancária”, contando com a revisão do próprio banco central americano em sua supervisão sobre o caso do Silicon Valley Bank (SVB), a fim de compreender se sua atuação foi “apropriada ao rápido crescimento e vulnerabilidades do banco”, ou se será necessária uma alteração no modus operandi da instituição. Caso o segundo cenário seja o verdadeiro, Barr declarou que voltará sua atenção e comprometimento para que o Federal Reserve “assuma quaisquer falhas regulatórias”.


Para o vice-presidente, é necessária tal avaliação para que o Fed possa aderir a padrões mais rígidos que venha a evitar crises como a que envolveu o SVB, “Devemos desenvolver nossa compreensão do setor bancário à luz de riscos emergentes”, disse ele. Em sua visão, o colapso do SVB só ocorreu pela insuficiência de sua gestão de riscos internos e controle inadequados.


Segundo informações do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), atuante nas garantias de depósitos bancários, a derrocada do SVB terá um custo de US$ 20 bilhões ao fundo de seguro que é suportado por todo o sistema financeiro do país.

Comments


bottom of page