top of page

Exigências de capital para bancos serão endurecidas

Basiléia IV será aplicada nas próximas semanas

O Federal Reserve, dos Estados Unidos, deverá nas próximas semanas publicar aviso formal a respeito de proposta que regulamenta como deverão ser cumpridas pelos bancos americanos as regras de capital revisadas, que foram finalizadas pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia no final do ano de 2017.


Definida pelos reguladores como Basiléia 3.1 e conhecida pela maioria como Basiléia IV, a regra trata da redução da capacidade das maiores e mais sofisticadas instituições financeiras em manipular o regime de capital regulatório, utilizando o seu próprio risco com base em classificações internas, ou seja, modelos.


A regra ainda é imperativa quanto à adoção de um piso de produção que restringe os ativos ponderados pelo risco (RWAs), como também os requisitos de capital associados, que por meio dos modelos os tornam 72,5% do que realmente seria preciso atingir, dentro da abordagem padronizada mais básica.


Até o momento, a suspeita que surgiu após a grande crise financeira, é de que algumas instituições financeiras alegaram ter aderido a um menor risco do que seria necessário, tendo em vista seu modelo de negócios, como por exemplo, hipotecas.

Comments


bottom of page