top of page

Euro pode estar com os dias contados

Com a derrocada da Alemanha o euro pode declinar definitivamente

É sabido que a Alemanha é a base sustentadora do Euro, pois a moeda forte da União Europeia depende da estabilidade econômica do país para suportar as fragilidades financeiras de alguns de seus integrantes mais instáveis. A histórica força econômica do país, foi considerada um milagre, mesmo sendo derrotado em duas guerras mundiais, justamente por ter conseguido tornar-se o campeão global em exportações e sustentar esse título anos a fio. Entretanto, é provável que a Alemanha nunca mais consiga reproduzir este sucesso.


Segundo informações da investing.com que consultou o macroeconomista premiado por seu blog financeiro, Mike Shedlock, a análise é que o maior problema da nação alemã quanto ao declínio da competitividade, é a questão da transição energética e não a guerra da Rússia contra a Ucrânia, tendo em vista que os preços do setor energético na região já eram extremamente elevados, os mais altos do continente, desde antes de iniciar o conflito, e o caso foi ignorado por suas autoridades.


Outro gargalo do país é a deficiência quanto à digitalização, que encarece seus produtos e colocou a nação em 51º lugar no ranking global de velocidade de internet. Segundo Shedlock, cerca de 50% das empresas já produzem menos devido à falta de mão de obra qualificada, o que representa US$ 85 bilhões a menos por ano na economia.


Em suma, uma declaração da OCDE descreve perfeitamente o momento atual da Alemanha, quando diz: "Nenhuma outra grande nação industrializada destruiu tão sistematicamente sua competitividade devido a mudanças nas influências sociais, ambientais e regulatórias."

Comments


bottom of page