top of page

Economistas ouvidos pelo BC elevam previsão do IPCA

Desconfiança com a inflação permanece

Após feriado do Dia do Trabalhador, o Boletim Focus do Banco Central que aponta as expectativas do mercado quanto aos principais índices econômicos do país, foi divulgado nesta terça-feira (2), e trouxe mais uma previsão de crescimento para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano. Os números foram de 6,04% para 6,05%.


Na semana anterior, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede uma prévia do número oficial da inflação do país, elevou o percentual de abril em 0,57, um aumento mais tímido do que o registrado em março (0,69%), o que representa uma desaceleração para o crescimento anual do índice inflacionário de +5,36% para +4,16%.


Com o percentual neste patamar, é possível manter a prévia da inflação abaixo dos 4,75%, ou seja dentro do teto da meta do Bacen para este ano de 2023, trazendo também uma expectativa de que a autoridade monetária possa reduzir antes do esperado o índice da taxa Selic. As prévias do CMN (Conselho Monetário Nacional) para 2023, 2024 e 2025 são, respectivamente 3,25%, 3% e 3%.

댓글


bottom of page