top of page

Cresce a exigência nos padrões de empréstimo para a zona do euro

158 atividades foram consultadas em pesquisa realizada pelo BCE

O Banco Central Europeu (BCE) consultou entre 19 de junho e 4 de julho de 2023, um total de 158 atividades de empréstimos bancários, realizando um balanço dos padrões de crédito na zona do euro. Mediante os dados apresentados para o segundo trimestre de 2023, em meio a uma redução das demandas por empréstimos, elevação das taxas de juros e crescimento econômico em desaceleração no período, os bancos adotaram um maior aperto em seus padrões de crédito.


A pesquisa trimestral de empréstimos bancários (BLS) também apontou ainda a mudança de tendência do segundo para o terceiro trimestre no sentido de crescimento do aperto para empréstimos ou linhas de crédito a empresas, apresentando uma porcentagem líquida de 27% no período anterior, para 14% no último trimestre. Número que embora reduzido, mantém-se acima da média histórica de 9%.


Entre o novo padrão estabelecido os números de liquidez estão mais rígidos para pequenas e médias empresas (17%), em comparação com os resultados para grandes empresas (9%), ficando o maior aperto para os empréstimos de longo prazo, ou seja, 15% no segundo trimestre, após 28% no primeiro. Em comparativo, os empréstimos de curto prazo atingiram 10%, após um período em 17%.

Comments


bottom of page