top of page

China cresce no terceiro trimestre e mostra avanço de recuperação

Dados apontam resultado positivo mais rápido do que o esperado

Crédito da imagem: Reprodução


O consumo e a atividade industrial chinesa tiveram desempenho acima do esperado no mês de setembro, apontando para o resultado econômico geral do país que seguiu a mesma direção entregando no terceiro trimestre (entre julho e setembro) um crescimento de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em comparação ao ano anterior, uma elevação em ritmo mais acelerado do que era esperado para o período.


Os resultados positivos trazem certo alívio para as autoridades do governo chinês, pois o crescimento vem após um rápido enfraquecimento da economia no segundo trimestre de 2023, o que forçou as autoridades a intensificar suas medidas de suporte.


Mediante os dados apresentados nesta quarta-feira (18) pelo Departamento Nacional de estatísticas, as ações de apoio surtiram o efeito desejado e começam a ganhar força, mesmo em meio à expansão de uma crise imobiliária e outros fatores de risco que ameaçam o crescimento total do país.


Quanto ao crescimento específico do trimestre o PIB cresceu 1,3%, elevando-se perante os 0,5% revistos no trimestre anterior, ficando ainda acima da previsão anterior de crescimento em 1,0%.

Comments


bottom of page