top of page

Carne bovina brasileira em evidência

Setor tem grandes oportunidades apesar de pequeno recuo no início do ano

A exportação de carne bovina brasileira nunca esteve diante de um momento tão propício ao crescimento exponencial como nos últimos anos. A demanda global está cada vez mais intensa por alimentos, com preços mais elevados, enquanto o mercado interno sofre reduções nos valores e tais fatores influenciam fortemente na expansão e consolidação dos produtores nacionais no mercado.


Outro fator importante para a percepção de um cenário tão promissor é o crescimento rápido e importante da demanda pela carne brasileira em meio aos consumidores chineses, tendo em vista que o país oriental intenta o mais rápido possível reduzir a sua dependência dos EUA nessa questão. Além disso, a atual epidemia de gripe suína africana tem impulsionado o crescimento das exportações brasileiras, que tem como produção principal a carne mais demandada no mundo, a chamada ‘ingrediente’, que é industrializada apenas no país de destino.


O Brasil tenha hoje cerca de 1703 start-ups de agtechs em atuação, que trazem aos produtores tecnologias avançadas e melhorias em sua cadeia produtiva por meio de soluções tecnológicas inovadoras aplicadas em áreas como monitoramento e rastreamento, nutrição, melhoramento genético, manejo, saúde e bem-estar animal, além de análise de dados e gestão. Tais inovações podem atuar de forma decisiva em alguns dos maiores desafios do mercado, como o controle de pragas e doenças que são os principais gargalos para os produtores mundiais.

Comments


bottom of page