top of page

BC chinês estabelece taxa base de compulsório em 25 pontos base

Medida foi adotada perante fraca recuperação da economia

A taxa de compulsório que até alguns dias atrás tinha expectativa de chegar a 50 pontos base, foi estabelecida em número reduzido pela metade (25 bps) pelo banco central chinês nesta sexta-feira (17). Segundo o Banco Popular da China, o fator motivador da decisão considerada como um afrouxamento de sua política monetária, foi a tentativa de dar apoio à economia do país, que apresenta desaceleração nos setores com maior representatividade para exportação.


O banco alegou que reduzirá a taxa de compulsório (que determina quanto dos depósitos gerais as instituições financeiras em reserva no próprio Banco Popular da China) para grandes bancos, estabelecendo o número em 7,6%, considerada uma média ponderada, embora esteja em seu nível mais baixo desde 2007.


A decisão foi tomada em meio a um momento de grande instabilidade da economia mundial, com grandes bancos em risco constante de repetir o trágico fim do Silicon Valley Bank (SVB) que abalou o mercado durante a semana e exigiu um recuo quanto às taxas de juros por todo o mundo.

Comments


bottom of page