top of page

Autoridades do Fed afirmam que o ciclo de aumento de taxa está próximo do fim

Recuo deve ocorrer após mais aumentos

Autoridades do banco central americano, o Federal Reserve, declararam na última segunda-feira (10), que o atual ciclo de aumento das taxas de juros, deve ser encerrado em breve. No entanto, as informações dão uma perspectiva de que mais algumas elevações serão realizadas a fim de manter ainda por pouco tempo a elevação do aperto monetário, tendo em vista os números ainda proeminentes da inflação dentro do país, a maior em 40 anos.


Até o momento, os aumentos das taxas de juros já correspondem a 5 pontos percentuais, desde o mês de março do ano passado (2022). No mês de junho, os formuladores de políticas do Fed decidiram estagnar a taxa, a fim de possibilitar a observação quanto à reação do mercado mediante as medidas tomadas nas últimas reuniões, especialmente nos custos dos empréstimos.


O objetivo da instituição é fazer retornar de uma forma sustentável os números inflacionários para uma zona segura, próxima à meta, que atualmente, corresponde a 2%. Embora ainda exista o risco de que as medidas não sejam suficientes e o custo disso seja bastante elevado e maior do que os de um cenário onde os juros sejam maiores do que o necessário, as duas possibilidades parecem estar sendo alinhadas de forma mais equilibrada à medida em que o Federal Reserve se aproxima do fim deste ciclo de aperto.

Comments


bottom of page