top of page

A população norte-americana vê com descrédito o governo

Declínio do poder norte-americano

Em pesquisa divulgada nessa segunda-feira (30) pelo Instituto Gallup, revela que o principal problema enfrentado pelos norte-americanos é o próprio governo. 21% dos entrevistados indicaram que a falta de liderança se constitui no maior problema, superando, inclusive, o temor em relação à inflação. A mencionada inflação aparece na pesquisa como a segunda maior preocupação com 15% dos votos.


Na pesquisa pode-se observar, de forma inusitada, que há convergência sobre o descrédito do governo mesmo entre os norte-americanos de tendências político-partidárias divergentes. A pesquisa assinala que 24% dos republicanos e independentes de tendência republicana e 18% dos democratas e independentes de tendência democrata entendem que a incompetência do governo é a questão central da crise.


Ponto de destaque negativo na pesquisa é a percepção sobre a economia. Apenas 2% dos entrevistados apontam as condições econômicas como “excelentes” e 15% “boas”. 38% classificam a economia como “regular” e 45%, quase metade dos entrevistados, classificam a economia como “ruim”.

Com relação as expectativas frente a situação econômica, 72% dos entrevistados enxergam no horizontes uma piora, mas há 22% que as consideram otimistas. Pelas informações obtidas da pesquisa, o Índice de Confiança Econômica apurado pelo instituto, calculado com base na visão dos entrevistados sobre a economia atual e suas tendências, continua efetivamente depressivo, com índice de -39.


A pesquisa do Instituto Gallup realizada no início de janeiro, aponta ainda que 4 em cada 5 entrevistados previram “dificuldades econômicas”, enquanto 9 em 10 disseram esperar mais “conflitos políticos”. Outras expectativas dos entrevistados indicaram esperar aumentos de preços, ampliação do declínio do poder americano e uma elevação das taxas de criminalidade.


FONTE/CRÉDITOS: Rumo Econômico com World News

Comments


bottom of page